Olá, amantes das plantas! Hoje eu vou falar sobre um assunto que muitos de vocês me perguntam: como adubar corretamente as suculentas exuberantes. Essas plantinhas são lindas e fáceis de cuidar, mas precisam de alguns cuidados especiais para ficarem saudáveis e bonitas. Vamos lá?
As suculentas exuberantes são aquelas que têm folhas grossas e carnudas, que armazenam água. Elas são muito resistentes à seca e podem sobreviver em ambientes com pouca luz. Algumas espécies mais conhecidas são as echeverias, as crassulas, as sedums e as kalanchoes.
Para adubar essas plantas, você precisa levar em conta alguns fatores, como o tipo de solo, a época do ano, a frequência da rega e a exposição ao sol. Vou explicar cada um deles a seguir.
O tipo de solo é muito importante para as suculentas exuberantes, pois elas precisam de um substrato bem drenado e arejado, que não acumule água e evite o apodrecimento das raízes. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia grossa e pedriscos, ou comprar um substrato específico para cactos e suculentas.
A época do ano também influencia na adubação das suculentas exuberantes. Elas entram em dormência no inverno, ou seja, reduzem o seu metabolismo e o seu crescimento. Por isso, nessa estação, você deve diminuir ou suspender a adubação, pois elas não precisam de tantos nutrientes. Já na primavera e no verão, elas voltam a crescer e florescer, e precisam de mais fertilizantes. Você pode usar um adubo líquido diluído na água da rega, ou um adubo granulado de liberação lenta.
A frequência da rega também interfere na adubação das suculentas exuberantes. Elas não gostam de solo encharcado, por isso você deve regar somente quando o substrato estiver seco. Uma dica é colocar o dedo na terra e sentir se está úmida ou não. Se estiver seca, regue até sair água pelos furos do vaso. Se estiver úmida, espere mais um pouco. A rega excessiva pode causar o apodrecimento das raízes e das folhas, além de diluir os nutrientes do solo.
A exposição ao sol também é um fator que afeta a adubação das suculentas exuberantes. Elas gostam de bastante luz, mas não toleram sol direto nas horas mais quentes do dia. O sol forte pode queimar as folhas e deixá-las com manchas marrons ou amareladas. Por isso, você deve colocar as suas suculentas em um local bem iluminado, mas com sombra parcial. A luz adequada favorece a fotossíntese e a absorção dos nutrientes do solo.
Seguindo essas dicas, você vai ter suculentas exuberantes lindas e saudáveis no seu jardim ou na sua casa. Espero que tenham gostado do post de hoje. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. Até a próxima!
Postar um comentário