Como Regar Suculentas

As suculentas são consideradas plantas muito resistentes, pois não necessitam de muita água e nem de muitos nutrientes no solo para sua sobrevivência na natureza. Essas espécies de plantas são nativas de climas áridos, e lá foram capazes de desenvolver um mecanismo responsável pela retenção de água em suas folhas e caule.

Dessa forma, como as suculentas são plantas pouco exigentes em água, recomenda-se:
  1. Regar as suculentas apenas uma vez por semana;
  2. Regar somente o solo até que a água escorra pelos orifícios de drenagem do vaso;

Se as suculentas forem molhadas todos os dias, isso irá mata-las, pois elas não toleram solos encharcados. No entanto, isso não significa que podem ser completamente esquecidas de serem regadas.

Como regar cactos e suculentas

A periodização das regas é muito importante para que elas se desenvolvam bem e estejam sempre vigorosas.


O substrato certo faz a diferença

O solo e a rega adequados andam de mãos dadas quando se trata de suculentas. Ter umm bom substrato significa que sua planta além de uma boa nutrição, ela terá um bom local para seu crescimento.

Suculentas não gostam de ficar em solo úmido por muito tempo e, se o solo para vasos estiver constantemente úmido, há mais chances de elas desenvolverem apodrecimento das raízes.


Suculentas e a absorção de água

Como já sabemos, as suculentas são nativas de regiões onde o solo é arenoso e as chuvas são pouco frequentes. Sendo que o exemplo mais comum de suculentas dessas regiões são os cactos.

E como forma de evolução, essas plantas desenvolveram a capacidade de armazenar água no interior de seus folhas e caule. Além de terem um sistema muito eficiente no uso e distribuição dessa água.

Outra questão importante é que as suculentas possuem raízes curtas que conseguem absorver água rapidamente. Dessa forma, essas habilidades as torna capazes de sobreviver por longos períodos de seca.

Qual o melhor horário para regar as suculenta?

Para as suculentas, o ideal é que as regas sejam realizas pelo período da manhã ou no fim da tarde, ou seja, quando as temperaturas estão mais baixas. Dessa forma, as suculentas não irão sofrer com o excesso de calor e vapor de água que pode se formar.

Além disso, regar pela manhã permite que a planta absorva melhor a água e a distribua ao longo do dia.

Pode molhar as folhas da suculenta ao regar?

Sim, pois no hábitat das suculentas não há qualquer tipo de cobertura que impeça que a água caia sobre suas folhas.

Apenas tome cuidado para não regar demais as suculentas que estão em ambiente cobertos. Pois, o acumulo de água nas folhas das suculentas em ambientes fechados pode ocasionar a apodrecimento da planta.

Qual quantidade de água colocar na rega da suculenta?

As suculentas devem ser regadas de maneira abundade. Se um recipiente tiver oríficios de drenagem, regue bem o solo para que a água escorra e saia pelos buracos.

Isso ajuda a manter o solo úmido por tempo suficiente para que as raízes das suculentas possam absorver a água e os nutrientes do solo, e posteriormente armazenar em seus caules e folhas.

Por outro lado, se o vaso da sua suculenta não tiver orifícios de drenagem, a água deve ser colocada de maneira controlada, evitando ao máximo que o solo fique encharcado por mais de 3 dias.

Caso o terra fique encharda por muito tempo, as raízes podem apodrecer e a suculenta acabar morrendo.

Então deixe o solo secar antes de realizar as regas.

Porém se o solo ficar completamente seco, as raízes da planta também podem secar e seu crescimento fica comprometido. 

As suculentas são especiais por terem a capacidade de armazenar água no interior de suas folhas e caule. Logo, regue somente o necessário para manter esse armazenamente equilibrado.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem