A calda de pimenta-do-reino, alho e sabão é uma ótima alternativa para o controle orgânico de pulgões, ácaros e cochonillhas em várias espécies de plantas, como hortaliças, frutíferas, flores e outras plantas ornamentais.
Essa calda é feita a partir de extratos de pimenta-do-reino e alho e solução de sabão.
Preparo dos extratos
Extrato de pimenta-do-reino
Para preparar o extrato de pimenta, colocam-se em um recipiente de vidro com tampa, 100 g de pimenta-do-reino moída em um litro de álcool 70% e deixa-se em repouso durante sete dias.
Extrato de alho
Para o preparo do extrato de alho, colocam-se em recipiente de vidro também com tampa, 100 g de alho triturado em um litro de álcool 70% e deixa-se a infusão em repouso também durante sete dias.
Solução de sabão
A solução de sabão deve ser preparada somente no dia em que a calda for aplicada. Dissolva 50 g de sabão, preferencialmente neutro, em um litro de água quente.
Preparo da Calda
Para o preparar da calda, coe os extratos e utilize 200 ml do extrato de pimenta-do-reino, 100 ml do extrato de alho e 1 litro da solução de sabão. Complete a calda acrescentando água. Essa quantidade de extrato e sabão serve para fazer um volume de calda de 20 litros.
Modo de uso
Aplique a cada 15 dias. Porém, dependendo do tamanho da infestação, aplique uma vez por semana.
Para as frutíferas e hortaliças deve ser espeitado um periodo de carência de cinco dias entre a última pulverizaçáo e a colheita.
Postar um comentário