Como escolher o melhor substrato para as suas suculentas

 

Como escolher o melhor substrato para as suas suculentas

As suculentas são plantas que se adaptam a ambientes áridos e armazenam água em suas folhas, caules ou raízes. Elas são muito populares pela sua beleza e facilidade de cultivo, mas exigem alguns cuidados especiais para se desenvolverem bem. Um dos fatores mais importantes é a escolha do substrato, ou seja, o material que compõe o solo onde as suculentas são plantadas.


O substrato ideal para as suculentas deve ter as seguintes características:

- Ser bem drenado, para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes.

- Ser leve, para permitir a aeração e a oxigenação das raízes.

- Ser rico em nutrientes, para fornecer os elementos essenciais para o crescimento e a floração das suculentas.

- Ser neutro ou levemente ácido, para evitar alterações no pH que podem prejudicar as suculentas.

Existem vários tipos de substratos disponíveis no mercado, mas você também pode fazer o seu próprio em casa, misturando diferentes materiais orgânicos e inorgânicos. Alguns exemplos de materiais que podem ser usados são:

- Areia: ajuda na drenagem e na aeração do substrato, mas não tem nutrientes. Pode ser usada em até 50% da mistura.

- Terra vegetal: é rica em matéria orgânica e nutrientes, mas retém muita água. Pode ser usada em até 30% da mistura.

- Casca de pinus: é leve e porosa, facilitando a drenagem e a aeração do substrato. Também tem nutrientes e um pH levemente ácido. Pode ser usada em até 30% da mistura.

- Pedra brita ou argila expandida: são materiais inorgânicos que ajudam na drenagem e na sustentação das suculentas. Podem ser usados na camada inferior do vaso ou em até 10% da mistura.

- Húmus de minhoca: é um excelente fertilizante orgânico, rico em nutrientes e com um pH neutro. Pode ser usado em até 10% da mistura.

Uma receita simples de substrato para suculentas é:

- 50% de areia

- 20% de terra vegetal

- 20% de casca de pinus

- 10% de húmus de minhoca

Você pode variar as proporções de acordo com as necessidades das suas suculentas, mas lembre-se de sempre testar o substrato antes de plantar, verificando se ele está bem drenado e aerado. Você também pode adicionar outros materiais como perlita, vermiculita, carvão vegetal ou fibra de coco, desde que não comprometam as características do substrato.

Espero que este artigo tenha sido útil para você aprender como escolher o melhor substrato para as suas suculentas. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem