Pode usar cubos de gelo para regar suculentas?

Pode usar cubos de gelo para regar suculentas?


Várias pesquisas afirmam que o uso de cubos de gelo é um método viável e que não prejudica a saúde e o crescimento das plantas.

O problema da rega excessiva pode ser resolvido utilizando cubos de gelo. É o melhor truque para pessoas iniciantes no cultivo de plantas.


Como funciona a rega de suculentas com cubos de gelo?

Com o passar do tempo os cubos de gelo derretem e se transformam em água no estado líquido e essa água será absorvida pelo substrato e, consequentemente pela raíz da suculenta.

Nesse sentido, os cubos de gelo funcionam como um sistema de liberação lenta de água para as suculentas. 

Essa técnica dá às raízes da planta tempo suficiente para absorver toda a água que quizerem livremente.

Ao regar as suculentas da forma convencional, as vezes você pode acabar regando demais. O que posteriormente pode ocasionar a podridão das raízes.

Então, se você tem problemas em regar demais suas plantas, essa técnica pode ser a ideal para você, por ser muito fácil e sem complicações.


Como você saberia se sua planta recebeu água suficiente?

Deixe os cubos de gelo derreterem completamente. Basta inserir o dedo no solo, se ele sair úmido significa que sua planta já recebeu água suficiente.

Se o solo ainda estiver seco, adicione mais alguns cubos de gelo. Vá adicionando os cubos de gelo gradualmente, até que a superfície superior do solo fique úmida.

Mas não deixe o solo ficar encharcado.

Apenas lembra-se: o número de cubos de gelo para regar uma planta específica nem sempre permanecerá fixo. 

Você pode ter que diminuir ou aumentar o número de cubos de gelo em certos casos, como condições climáticas, tamanho do vaso ou ao mover plantas dentro ou fora de casa.


Os cubos de gelo tem algum impacto negativo na saúde das plantas?

É sempre seguro usar cubos de gelo para regar as suculentas e tem tido um resultado positivo. É o melhor método para garantir que suas suculentas recebam a quantidade certa de água.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem