O melhor fertilizante orgânico para cactos e suculentas

O melhor fertilizante orgânico para cactos e suculentas

Sabe-se que para as plantas sempre estarem lindas o ano inteiro é necessário uma série de fatores, dentre eles podemos citar o teor de nutrientes que está presente no solo. No entanto, nem sempre a terra é capaz de suprir as necessidades da planta. 

Quando se trata das suculentas, os nutrientes são importantes para a manutenção das folhas, crescimento, desenvolvimento e também no período de floração. Período esse que requer grandes quantidades de energia advinda dos nutrientes do solo. 

E para suprir tais necessidades é preciso utilizar bons fertilizantes.

Aqui vão algumas dicas para fazer seu próprio adubo orgânico em casa, porém para as suculentas é necessário ter alguns cuidados na hora de adubar pois fertilizantes orgânicos podem facilmente atrair pragas e doenças.


Escolha um bom recipiente

Escolha um espaço ao ar livre e um bom recipiente para colocar seu composto. Pode ser um balde de plástico grande, por exemplo. É importante que você faça furos no fundo do recipiente para que o chorume (material orgânico em decomposição) possa sair.

Embaixo da composteira deve ter um outro recipiente para armazenar o chorume. Este recipiente não pode ficar em contato direto com a composteira, pois é preciso para que o chorume tenha espaço para escorrer.


Separe o lixo em sua casa

Dê preferência a  restos e cascas de frutas, legumes e verduras; raízes e capim; folhas secas; serragem de madeira, papeis, pó de café, entre outros.

Além disso, seu composto também precisa de oxigênio e umidade. Caso o material fique muito seco, pode acrescentar um pouco de água para umedecer.


Distribua o material na composteira

Para acelerar o processo de decomposição, é recomendado distribuir o material em camadas, na proporção de 3:1, ou seja, uma de nitrogênio (material mais úmido) para três camadas de carbono (material seco, como folhas, papel e serragem).


Espere o processo de decomposição acontecer

Ao longo de algumas semanas, você poderá ver os restos de comida se transfomarem em solo. Assim que estiver com um aspecto e cheiro de terra, o fertilizantes natural estará pronto para uso.


O que não colocar na composteira

Não coloque na composteira produtos de origem animal, gorduras, óleos, comida temperada, cinzas e bitucas de cigarro ou partes de plantas doentes.

Abaixo você encontrará as melhores recomendações de fertilizantes orgânicos prontos para cactos e suculentas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem