Como fazer propagação de suculentas na água

 

suculenta com raizes imersas na água
via succulent studios

Propagar suculentas na água é feito por meio de estacas e folhas. É uma maneira fácil e rápida de multiplicar suculentas. Com essa técnica, estimasse que o tempo de enraizemento seja mais rápido.

Para isso, sempre selecione plantas saudáveis, livre de pragas e doenças. Além disso, ao selecionar a planta que deseja propagar, não é recomendado usar essa técnica em suculentas que estejam em período de floração.


Propagação de suculentas na água por meio de estacas

Prepare as estacas

Cortando as estacas de suculentas
via succulents box

Use uma tesoura limpa e afiada para cortar estacas com tamanhos de 10 a 15 cm, deixe algumas folhas e escolhas partes saudáveis da planta. 

Depois de fazer isso, é muito importante deixar as estacas em um local bem iluminado e arejado por pelo menos 2-3 dias até que os cortes estejam cicatrizados. Não deixe de fazer isso, pois suas estacas podem absorver muita umidade durante a propagação e acabarem apodrecendo

Escolha um bom recipiente

Aconselhamos utilizar potes de vidro transparentes para propagar suas mudas na água, pois irá permitir a observação da planta mais facilmente e também que a luz do sol possa passar através do pote. 

Processo de propagação

Fixando a suculenta no recipiente
via bhg.com

Depois que o corte cicatrizar, coloque a estaca dentro do recipiente com água. Coloque apenas alguns centímetros do caule em contato com a água. Assim, é possível diminuir os riscos de ocorrer podridão. 

Para fixar a planta ao recipiente, pode-se cobri o recipiente com plástico filme e abrir um buraco no meio para que o caule passe e fique em contato com água. Outra maneira é utilizar palitos que e fixar a estaca neles, de acordo como está na imagem acima. 

Após isso, coloque o recipiente em um local ensolarado, de preferência uma janela, e aguarde pacientemente até que novas raízes apareçam. 

Período de crescimento e manutenção

Geralmente, pode levar de 2 a 6 semanas para que as raízes apareçam, dependendo do clima e do ambiente. 

Certifique-se de que a água sempre esteja no nível inicial. Certamente você precisará adicionar mais água em alguns dias. 

A medida que as raízes forem crescendo não é necessário, cobri-las todas com água. Deixa as que estão mais acima sem água por enquanto. 

Propagação de suculentas na água por meio de folhas

Embora a propagação de suculentas usando folhas demore muito mais em comparação com as estacas, esta técnica tem uma chance maior de sucesso para se propagar. 

As folhas por si só têm energia suficiente para emitir uma nova muda. A água só será realmente necessária quando as primeiras raízes começarem a germinar. 

Prepare as folhas

preparando as folhas para propagação
via bhg.com

As melhores folhas para se propagar suculentas são as mais velhas, que geralmente estão na parte inferior da planta. Retire-as com cuidado movendo de um lado para o outro. Ela deve sair facilmente do caule, se isso não acontecer significa que essa folha pode não estar pronta para forma uma nova muda. 

Sempre escolha folhas saudáveis, pois elas terão mais chances de sobreviver. As suculentas do gênero Echeveria, Graptoveria ou sedum são as mais indicadas para esse tipo de propagação. 

Após selecionar as melhores folhas, deixe-as secar em local iluminado e arejado por alguns dias até que as primeiras raízes apareçam. Esse período pode demorar até duas semanas, mas geralmente as raízes aparem com 5 ou 7 dias. 

Essa etapa é importante para determinar quais folhas são saudáveis para propagar. 

Escolha um recipiente

Assim como na propagação em água por meio de estacas, escolha um recipiente de vidro transparente. O tamanho irá depender da quantidade de folhas que você deseja propagar. 

Processo de propagação

Colocando as folhas no recipiente
via bhg.com

Assim que as folhas estiverem cicatrizadas e com algumas raízes aparecendo, é sinal de que elas estão prontas para serem colocadas no recipiente que você escolheu. 

Cubra o vidro com plástico filme e faça pequenas fendas para pôr as pontas das folhas. Coloque as folhas nas fendas, mas não deixe as folhas tocarem na água. 

Agora coloque-as em um local bem iluminado e arejado. 

Período de crescimento e manutenção

O ciclo de crescimento pode levar de 2 a 6 semanas para começar. É recomendável verificar suas folhas periodicamente para evitar que a água seque. 

Troque a água se for necessário, caso ela comece a escurecer. 

folhas de suculenta com raízes e mudas formadas
via @forloveofsucculents


Transplantio das suculentas

Para transplantar suas suculentas da água para o solo, você precisa aguardar até que as raízes estejam bem desenvolvidas. 

Retire a planta do recipiente e deixe secar ao ar em um papel toalha por cerca de 1 ou 2 dias. Vale lembrar que as raízes da água são muito frágeis em comparação com as do solo. Portanto, tenha cuidado na hora de plantar. 

Depois que as raízes secarem, enterre cuidadosamente sua nova muda de suculenta em um bom solo para cactos e suculentas.

Coloque-a em um local que não recebe luz direta e que seja arejado. Como suas suculentas ainda são frágeis, não é recomendável fornecer luz solar direta. 

A partir desse ponto, você pode ir adaptando sua suculenta a luz solar e regue de maneira consciente somente quando o solo estiver seco. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem